Bem-vindos!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzokkLv8A7Y0gwFagpWdiCZKx1ebJ3LcKTEEO8HlXHf0S9pqZCOgGn1gVKes3N4iy4QbtrV9XWdo94Q2_Uf-lOFXocbnFJxUtwMIrgKnTm35lQWtqBZ66HqCqzaeC9tkKptQlOo0DFfbSX/s1600/barrinha_div_019.gif

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Carlos Drummond de Andrade: "A dor é inevitável, o sofrimento é opcional."


Uma das coisas mais comuns e corriqueiras da vida é o sofrimento. Doenças, decepções amorosas, apertos financeiros, desgostos de todo tipo fazem parte da nossa caminhada. Se você perceber, todo mundo tem algo desagradável para enfrentar: um grande amor que se foi, dívidas, alguém doente na família... Enfim, é impossível viver feliz com tudo perfeito o tempo todo. Certo??
Uma vez que você perceber e aceitar essa realidade, fica a pergunta: O modo como reagimos às coisas pode amainar, pode suavizar o nosso sofrimento??
A resposta é um claro e indubitável SIM!! Obviamente o modo como vemos e interpretamos os fatos que nos sucedem pode contribuir MUITO para a diminuição de nosso sofrimento. Mas como assim??


Bem, tudo começa com nosso temperamento. Se a pessoa é otimista, positiva, vê sempre o lado bom das situações, reagirá com menos dramaticidade aos acontecimentos malfazejos. Agora, se o indivíduo é negativo, pessimista, dramático, desconfiado, obviamente se magoará com todos e sofrerá com tudo o que lhe acontece, e até mesmo com o que pode lhe acontecer. Sim, isso mesmo: o pessimista sofre por antecedência, antevendo as tragédias que podem acontecer um dia. Só que muitas vezes essas desgraças nunca acontecem, e a pessoa perde muito tempo e energia imaginando bobagens. Não seria mais produtivo empregar esse tempo e energia na visualização de coisas boas e positivas??


Percebi, ao longo da vida, que as pessoas dramáticas são muito egoístas. E carentes. Elas querem atenção, mesmo que essa atenção seja negativa. Explico: Atenção Positiva é quando alguém admira uma qualidade sua, como ser engraçado, por exemplo, e te elogia por isso. Atenção Negativa é quando as pessoas sentem pena de você, e ficam te dando trela porque julgam que você é um coitado. A pessoa pessimista se acha tão inferior, tão fracassada, que fica contando suas mazelas para todos, na esperança de ser admirado como uma pessoa "lutadora", "guerreira", "sofrida", quando na verdade não passa de um chato. Um chato reclamão. Um ser desagradável, sem amigos, isolado. Uma pessoa que vive reclamando, se queixando, chorando porque não tem companhia e etc... mimimimi, uma chatice sem fim!! Deus me livre!!

Se você se acha um coitado (a) e quer ter amigos, pare imediatamente de reclamar de tudo. Pare de pensar que só você tem problemas. Pare de se fazer de coitado. Pare de só enxergar os pontos negativos da vida. Pare de ser tão egoísta e olhe para os outros. Tem muita gente que sofre mais do que você, pare de querer chamar a atenção dos outros de maneira tão infantil. Afinal, o jardim da infância já acabou, certo?? Vá fazer algo produtivo com o seu tempo, e tente deixar algo construtivo para a posteridade, não mais um exemplo de incoveniência e autocomiseração.

Tenho uma tia que vê somente os aspectos negativos em qualquer situação. Tudo o que você disser para ela vira uma profecia de fracasso. Em questão de 20 segundos, ela consegue dar uma lista de pelo menos 10 empecilhos para estragar seus planos. Daí vem alguém e diz: "Ah, coitada, sofreu muito, ficou traumatizada, por isso ela é assim." Espere um pouco: Ela se tornou pessimista porque sofreu muito na vida ou sofreu muito na vida por ser pessimista?? Pense nisso. Nossa postura mental atrai os acontecimentos, isso já é provado. Uma pessoa que sempre está na expectativa do pior só pode receber tragédias e decepções de toda espécie. É ou não é??


De uns anos para cá, venho me afastando dos negativos, dramáticos e desconfiados. E dos reclamões também. Simplesmente corto contato com pessoas assim. Convivo com elas o mínimo possível. Eu sei que elas não vão mudar, e não quero ser contaminada com pensamentos distorcidos e pessimistas. Procuro focar sempre no bem, no belo, no positivo, no abençoado. Agindo assim, ajudo a construir um mundo melhor, pois escolhi focar no BEM e não no mal. Isso faz a diferença, pode apostar!!
Como diz a célebre frase: "A dor é inevitável, o sofrimento é opcional." 

(Carlos Drummond de Andrade)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos de Paz

Nas clareiras do mundo, flores que salmodiam. Padre Fábio de Melo